top of page

"Mala Pronta: Livro livre"

Atualizado: 22 de abr. de 2019

Um projeto de leitura que envolve livros e internet

Na Educação Básica, uma inquietação persiste: afinal, como incentivar a leitura literária? Tal questionamento, para professoras e professores, implica outras dúvidas – qual livro selecionar? Quais atividades promover? Como garantir que alunas e alunos efetivamente leiam? Diante dessas inquietações, os docentes do sétimo ano do Projeto Amora CAp assumiram o desafio de formar leitores ao propor a ação "Mala Pronta: Livro Livre". Esse projeto de leitura não pertence ao componente curricular Língua Portuguesa, mas sim ao ano escolar, sétimo ano; trata-se, portanto, de um projeto que reconhece a leitura como compromisso de todas as áreas e foi executado no segundo semestre de 2018.


 

Vejamos os princípios do projeto de leitura "Mala Pronta: Livro Livre":


  • Trabalhamos com a ideia da literatura enquanto viagem, isto é, compreendemos o ato de ler como uma ação de deslocamento, um movimentar-se para conhecer outros lugares e outras pessoas, o ato de ler enquanto exercício de alteridade. Por isso, nesse projeto, o objeto mala acompanhou os livros. Tentamos, também, tornar esse projeto uma ação lúdica, por isso, narramos o "nascimento" da mala.


  • Os livros da mala formaram um acervo coletivo e democrático, uma vez que alunos, alunas, professores e professoras doaram livros.

  • Além de propor o encontro com a literatura - no caso, literalmente o encontro com os livros - por meio de uma mala, tentamos criar outros rituais: para destacar a importância do registro escrito, propusemos a composição de um diário de leitura, resgatando, dessa forma, práticas de escrita muitas vezes esquecidas na contemporaneidade.

  • Por fim, uma vez que consideramos imprescindível a socialização da leitura (um dos paradigmas do letramento literário), incluímos no projeto o gênero discursivo “resenha-virtual”, isto é, a construção de resenhas em formato de vídeo, conhecidas como produções de booktubers.


E COMO FUNCIONOU?

Mais ou menos uma vez por mês, os alunos visitaram o acervo para selecionar um livro; um mês depois (ou um pouco mais), deveriam devolver livro, entregar o vídeo e o diário de leitura com suas anotações.

EXPLICAÇÕES

Para explicar aos alunos o projeto, os professores idealizadores dessa ação pedagógica fizeram as vezes de youtubers. Além do vídeo, apresentamos um tutorial para esclarecer o passo a passo das atividades.


Ficou curiosx?

Confere aí:


Quer saber mais detalhes?

Confere abaixo outras informações!

Primeiros resultados: funcionou?
E agora, José?


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page