top of page

"Minha cor, tua cor, todas as cores"

Atualizado: 1 de abr. de 2020

Um projeto de leitura sobre identidades e sobre relações étnico-raciais


Em sala de um aula, na Educação Básica, um projeto de leitura é composto por muitas ações. Tornar a literatura uma presença (um eixo estruturante), cuidando para não a escolarizar (ou seja, não a tornar pretexto ou esvaziá-la de seus sentidos), significa prever muitas atividades relacionadas aos livros lidos, diferentes práticas de leitura e de escrita.

Tais apontamentos são pertinentes para quaisquer anos escolares e se intensificam quando nos dedicamos a pensar sobre atividades propostas no sexto ano do Ensino Fundamental. Atuar como docente em uma turma de sexto é um desafio, e tenho tentado criar possibilidades (algumas vezes funcionam; outras nem tanto).

 

Trarei, aqui, o relato de um PROJETO DE LEITURA chamado "Minha cor, tua cor, todas as cores". Foram muitas ações, algumas previstas desde a idealização do projeto; outras emergiram à medida que as práticas de sala de aula e as leituras aconteceram.

Algumas certezas orientaram o caminho pedagógico desenhado: a necessidade de promovermos discussões comprometidas com a educação para as relações étnico-raciais; a escolha de algumas leituras literárias, entre elas "Jeremias: pele", uma narrativa gráfica de Rafael Calça e Jefferson Costa (que pertence ao projeto Graphic MSP), e "Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis", de Jarid Arraes.


Para mim, os projetos de leitura são estruturantes do fazer sala de aula; a leitura literária é o elemento do qual emergem as atividades e é o elemento para o qual as atividades pretendem preparar os alunos. Dessa forma, apropriando-me de alguns pressupostos do Letramento Literário definido por Rildo Cosson, idealizo atividades que preparam xs estudantes para a leitura, atividades que acontecem durante a leitura literária e atividades posteriores (de aprofundamento) da leitura literária.


No caso do projeto "Minha cor, tua cor, todas as cores", o primeiro trimestre inteiro, em duas turmas de sexto ano, foi o cenário de preparação para a leitura da narrativa gráfica "Jeremias: pele", como anunciado acima. No primeiro trimestre, nos dedicamos a ler e a estudar as especificidades da linguagem dos quadrinhos; começamos com tirinhas e chegamos à charge para, por fim, ler uma graphic novel (o que aconteceu apenas no segundo trimestre).


Abaixo, listarei as atividades realizadas; para cada uma, há uma nova postagem, na qual mais informações poderão ser encontradas.


  1. Leitura de tirinhas do livro "Cores", de Carol Rossetti. (Para saber mais, aqui!)

  2. Trabalho com tirinhas, vários quadrinistas.

  3. Trabalho com o livro "Alvorada em quadrinhos", do quadrinista Pablito Aguiar. (Para saber mais, aqui!)

  4. Trabalho com charge, vários chargistas.

  5. Organização de uma exposição de tirinhas. (Para saber mais, aqui!)

  6. Trabalho com o vídeo "Tour pelo meu rosto", de Gabi Oliveira. (Para saber mais, aqui!)

  7. Leitura da graphic novel "Jeremias: pele". (Para saber mais, aqui!)

  8. Contação de história: "A cor de Coraline". (Para saber mais, aqui!)

  9. O tom da minha pele: trabalho desenvolvido em Artes Visuais. (Para saber mais, aqui!)

  10. (Cine)debate: "O xadrez das cores". (Para saber mais, aqui!)

  11. Leitura de conto: "Boneca", do escritor Cuti. (Para saber mais, aqui!)

  12. Leitura de conto: "Jerri Quan e os beijinhos na boca", do escritor Ondjaki. (Para saber mais, aqui!)

  13. Leitura do livro "Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis", de Jarid Arraes. (Para saber mais, aqui!)

  14. Construção das caixinhas a partir do "Tour pelo meu rosto". (Para saber mais, aqui!)




Por fim, assiste ao vídeo que produzimos (xs estudantes estão só amor!):



Ficamos em 3º Lugar na categoria Escola Pública.




647 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page