top of page

"Jeremias: pele"

Atualizado: 1 de abr. de 2020

Trabalhar essa obra foi uma escolha muito certeira!


Xs estudantes do sexto ano foram convidados a ler a graphic novel durante um evento bastante tradicional da escola, a Semana de Línguas, em Junho. Entre uma atividade e outra (são muitas palestras e oficinas), dedicamos um tempo à leitura literária: lemos "Jeremias: pele".

O preparo para essa leitura aconteceu durante todo o primeiro trimestre, pois, em nossas aulas, nos dedicamos ao estudo da linguagem dos quadrinhos; quanto às reflexões relativas ao racismo, que emergem da graphic novel, a análise do vídeo "Tour pelo meu rosto" bem como duas atividades da Semana de Línguas prepararam o horizonte de expectativa. Na Semana, tivemos a oficina "Aqui se fala pretuguês" e um bate-papo com três escritoras, ocasião na qual uma delas contou aos alunos como e por que, em seus livros, traz personagens negras.



Depois de lermos, usamos nosso diário de leitura para realizar os primeiros registros: fizemos a análise de todos os elementos da narrativa.

Em seguida, foi a hora e a vez de aprofundarmos o estudo. Usamos um material especial com um conjunto de questões que tentaram: aprofundar a análise da construção de personagem; provocar o olhar comparatista dxs estudantes; analisar a linguagem dos quadrinhos; oportunizar a escrita de textos que efetivamente poderiam circular no mundo; suscitar a emparia e a alteridade; e por fim, sem dúvida o mais importante, o material tenta convidar cada aluno e aluna a enfrentar as situações de racismo descritas no livro; diante de diferentes situações-problema, cada aluno foi encorajado a descrever de que modo agiria para tentar resolver o preconceito presenciado.


O material está disponível aqui.





169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page