top of page

Primeiros resultados

Os alunos e as alunas leram? Como descobrir? Como mensurar os resultados das ações de formação de leitores?


Para aqueles que desenvolver pesquisa acadêmica, a Plataforma Brasil não é novidade. Para aqueles que não aconhecem, explico: trata-se de um espaço virtual no qual pesquisadores e pesquisadoras devem registrar seus trabalhos, descrevendo metodologia e explicando quem são os sujeitos implicados no estudo. Quando temos alunos envolvidos, é sempre necessário cadastrar a pesquisa nessa Plataforma; depois, o texto será avaliado e exigências solicitadas, como o termo de consentimento e de assentimento.


Por que estou dizendo tudo isso? Para explicar que os "resultados" apresentados nesta postagem ainda não seguem as exigências da Plataforma Brasil, por isso não podem ser realmente utilizados. Expliquei em outra postagem que 2018 foi um ano muito intenso, que não permitiu aprofundamento e qualificação necessárias para desempenhar uma pesquisa científica que envolve sala de aula.

Quando chegou dezembro, lá em 2018, eu estava finalizando os projetos de leitura mais longos aplicados nos sétimos anos ("Mala Pronta: Livro Livre" e "Poesia na Mão") e além de minhas impressões (as quais não foram efetivamente registradas, como em uma pesquisa ação), eu não tinha nada que conseguisse organizar a recepção dxs alunxs.


Por isso, meio às pressas, sem seguir todas as exigências da Plataforma Brasil, inventei e apliquei um questionário, um Google Forms. As perguntas propostas são uma adaptação da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Em 2019, de modo adequado, o mesmo perfil de questionário será implementado.

Vejamos alguns resultados:




























  • Observação: em 2018, eu tive duas turmas de sétimo ano, ao todo, 60 alunos. As turmas foram convidadas a responder o questionário, nem todos os alunos aderiram à proposta.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page